Foram lançados no dia 3 de Dezembro de 2021 os Guias de Investimento dos Países de Língua Portuguesa, edições bilingues em chinês e português, resultado da iniciativa conjunta da Ecosphere e da Agência de Informação e Notícias Macaulink, abrangendo oito países membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Os Guias de Investimento bilingues constituem a primeira série editada e publicada pelo Secretariado Permanente do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) com vista a impulsionar o investimento das empresas chinesas nos Países de Língua Portuguesa (PLP), estando disponíveis em versão digital na página electrónica oficial do Secretariado Permanente do Fórum de Macau (www.forumchinaplp.org.mo) aqui.
Os Guias de Investimento, cujos conteúdos têm como fonte, designadamente, informação jurídica disponibilizada no Legis-PALOP+TL Base de Dados Jurídicia oficial dos Países de Língual Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, consistem em ferramentas essenciais para a tomada de decisão de investimento nos mercados da região PALOP Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, de Timor-Leste, e ainda do Brasil e de Portugal.
A Cerimónia de Lançamento dos Guias de Investimento dos Países de Língua Portuguesa teve lugar no Complexo da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, contando com a presença do Secretário-Geral Adjunto do Fórum de Macau, Dr. Ding Tian, que proferiu o seu discurso.
Na cerimónia, que incluiu oferta dos Guias de Investimento aos convidados, estiveram presentes o Secretário-Geral Adjunto Dr. Paulo Jorge Rodrigues do Espírito Santo e o Coordenador do Gabinete de Ligação do Fórum de Macau Dr. Nuno Furtado.
Leia a notícia completa do Fórum de Macau.
Consulte a ampla cobertuta mediática do lançamento dos Guias de Investimento por canais de língua portuguesa, quer via Agência Lusa, aqui, quer via comunidades lusófonas, canal da região PLP e canais em Macau, aqui e aqui, bem como de língua inglesa, via Macaunews e China Lusophone Brief (CL brief), pela Macaulink.
Assista à reportagem na TV de Macau.
Consulte os Guias:
Guia de Investimento Cabo Verde
Guia de Investimento Guiné-Bissau
Guia de Investimento Moçambique